Muita gente fica em dúvida no momento de preparar uma lista de chá de panela; para ajudar os noivos, preparamos algumas dicas especiais sobre a organização do evento
O chá de panela é um evento que muitos noivos fazem como forma de confraternizar com os seus convidados e, ao mesmo tempo, já conseguir alguns presentes.
A ideia é a mesma do chá de bebê: faz-se uma reunião bastante divertida na qual os participantes trazem presentes para serem usados na casa que está sendo preparada.
Se você nunca fez um chá de panela, veja agora como preparar uma lista desse tipo e que fazer para que esse evento tradicional seja muito mais memorável.
Como funciona o chá de panela
O nome “de panela” não é por acaso: os convidados devem dar apenas presentes para usar na cozinha.
Não é necessário ser presentes caros: podem ser as panelas mesmo (coisas essenciais para cozinhar), além de pequenos acessórios, decoração e muito mais.
É importante que os noivos tenham consciência disso para não colocar na lista de pedidos coisas que sejam para outros cômodos: para reforçar: somente materiais de cozinha.
Como preparar uma lista para chá de panela
Antes de pensar nos itens que serão pedidos aos participantes, é preciso estabelecer quem será convidado: é de bom tom que só se convide para o chá de panela quem está convidado para o casamento.
Afinal, seria uma situação bastante chata para o participante estar ali no meio do chá de panela, mas não ser chamado para o casamento em si.
Por outro lado, não é necessário que todas as pessoas da lista de casamento sejam convidadas para o chá de panelas: muitas noivas optam por chamar apenas as mulheres.
Uma opção é convidar apenas as que são mais próximas, como as melhores amigas, a família, etc.
O que pedir na lista de chá de panela?
Com relação à lista de possíveis presentes para o chá de panela, é indicado que se peçam coisas baratas: afinal, os participantes já terão a lista oficial de presentes.
Dentre os itens mais comuns de serem pedidos, está:
- Açucareiro;
- Avental;
- Batedor manual;
- Canecas;
- Colheres para cozinhar;
- Copo medidor;
- Cortador de pizza;
- Desentupidor de pia;
- Jogo de escumadeiras;
- Formas para bolo;
- Garrafas térmicas;
- Liquidificador;
- Moedor de pimenta;
- Pegador de salada;
- Pratos de sobremesa;
- Porta temperos;
- Rodinho de pia;
- Sanduicheira;
- Tapetes;
- Toalha de mesa;
- Abridor de garrafas;
- Assadeira antiaderente;
- Bule de café;
- Conjunto de conchas;
- Descanso de panela;
- Conjunto de espremedores;
- Jogos americanos;
- Luva térmica;
- Panelas;
- Potes para freezer e micro-ondas;
- Travessas e muito mais
Como dá para notar, os produtos que devem estar na lista do chá de panela podem ser para uso efetivo ou apenas para decorar, como os tapetes.
Diferente da lista oficial de presentes, não é necessário fazer essa lista em lojas: pode-se colocar todos os itens em um saquinho e deixar que os convidados sorteiem.
Porém, é melhor que se trate de produtos com valores parecidos para que nenhum participante seja prejudicado sorteando algo muito caro.
Petiscos para o chá de panela
Os noivos que organizam esse chá não podem se esquecer de providenciar coisas para beber e comer e é interessante que sejam petiscos, ou seja, coisas que os convidados possam comer em pé, sem prejudicar a dinâmica do chá de panela.
Algumas opções de comida são os mini lanches e os salgadinhos comuns de festa: risoles, coxinha, mini esfiha, bolinha de queijo, etc.
No tocante às bebidas, cabe aos organizadores escolher se haverá álcool ou não; se houver, é importante fornecer duas marcas de cerveja diferentes.
A variedade também tem de estar presente nas bebidas sem álcool: além do refrigerante e do suco, que são as mais servidas, é interessante disponibilizar água e chás para os convidados.
Decoração para o chá de panela
Para noivos que fazem o chá de panela em meses como fevereiro, abril, junho, julho, outubro ou dezembro, é possível fazer eventos temáticos:
Em fevereiro, dá para colocar colares típicos do carnaval e até incentivar os convidados a ir fantasiados. Não é preciso ser uma fantasia super elaborada: qualquer coisa que seja divertida, já basta. Optando por convidar apenas mulheres, elas podem se sentir mais à vontade para brincar;
É comum que a Páscoa seja comemorada em abril e, por isso, o tema do chá de panelas pode ser esse. Os noivos podem oferecer chocolates aos convidados, assim como orelhas de coelhinho e até fazer uma caça aos ovos adaptada, de acordo com o espaço do local;
Em junho e julho são comemoradas as festas juninas: é claro que o chá de panelas pode ter bandeirinhas coloridas e o cardápio adaptado para essa festividade, com quentão, paçocas, milho, etc.;
Em outubro, o chá de panelas pode ter como decoração o Dia das Crianças: mais uma vez, pode-se pedir aos convidados para comparecerem fantasiados de crianças. Aliás, dá para usar algo da época de criança dos participantes como temática;
Em dezembro, os noivos podem fazer um chá de panela de tema natalino.