Como funciona o casamento judaico

O casamento judaico é uma cerimônia bem diferente do que estamos acostumados a ver (se comparado ao católico, por exemplo), mas a sua realização é mais simples do que se imagina. Ele é feito por um rabino, que lê para os familiares e amigos parte do salmo 118, seguido de uma benção para os noivos. Essa menção é bem rápida, pois de acordo com as tradições judaicas, trata-se do primeiro passo de uma nova vida cercada por preocupações relacionadas à religiosidade, obrigações morais voltadas para o povo judeu, além das obrigações específicas do casal.

Preparação para o casamento judaico

casamento-judaico-como-funciona

Antes de começar os preparativos, é bom lembrar que nem todo mundo pode optar por um casamento judaico, pois é preciso seguir alguns procedimentos obrigatórios. O primeiro deles é que um dos noivos precisa ser judeu. Na prática, isso significa que se a noiva for judia e o noivo não, o casal pode fazer a cerimônia judaica. Porém, o noivo precisa se converter seguindo três procedimentos:

  • Circuncisão;
  • Banho no micvê;
  • Aceitação dos preceitos da religião (613 no total);

Cerimônia

Durante a cerimônia do casamento judaico, o noivo recebe o nome de chatan (noivo em hebraico), e a noiva passa a ser chamada de kallah (noiva em hebraico). A celebração possui três estágios distintos que precisam ser seguidos na ordem.

1. Ketubah

Neste momento o noivo precisa assinar o contrato de casamento, e para presenciar essa assinatura são necessárias duas testemunhas. No entanto, essa etapa é realizada antes da chegada da noiva.

2.

Clique aqui para ler o artigo completo