Você tem dúvidas sobre a licença casamento? Neste artigo nós explicamos os principais pontos em relação à CLT e mostramos o que é necessário para garantir este benefício
Se você vai se casar e não está perto das suas próximas férias, a preocupação com os dias imediatos à cerimônia são muitas: como aproveitar um pouco, com ou sem lua de mel, tendo de trabalhar?
Para dar um respiro aos recém-casados, a lei trabalhista brasileira garante a licença gala, também chamada de licença casamento, que corresponde a alguns dias de afastamento remunerado após o a cerimônia matrimonial.
Quem tem direito à licença casamento?
A licença casamento ou licença gala é concedida aos trabalhadores cujo registro foi feito de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Da mesma forma que os outros direitos trabalhistas, é possível que seja preciso esperar certo tempo de registro para poder usar a licença gala.
Os prestadores de serviço e pessoas que não têm a carteira de trabalho assinada não têm direito a um afastamento por causa do seu matrimônio.
Contudo, é normal que os seus chefes ofereçam acordos para que esse trabalhador fique de folga, desde que se faça o comunicado com bastante tempo de antecedência.
Como funciona a licença casamento
A licença de casamento compreende três dias e serve para qualquer tipo de profissão.
Importante compreender que o tempo de afastamento remunerado, na prática, começa a ser contado depois da cerimônia.
Assim, uma pessoa que se casa na quarta-feira começará a sua licença gala no dia seguinte e terá a cobertura de quinta-feira, sexta-feira e sábado.… Clique aqui para ler o artigo completo