Veja tudo o que é necessário para fazer casamento em igreja católica e saiba como se preparar para realizar a cerimônia perfeita
Além de ser muito bonito, o casamento na igreja católica também pode ser bastante burocrático, com exigências extras para as pessoas que são dessa religião.
O preparatório antes da cerimônia inclui um cursinho e há determinados perfis de noivos que não podem ter a sua união celebrada.
Saiba aqui quais são os requisitos para casar na igreja católica, seja você dessa religião ou não.
Entenda ainda como agendar um casamento na paróquia desejada e quanto custa.
Como é o procedimento do casamento na igreja católica?
Tratando do procedimento básico, é necessário procurar a secretaria da igreja desejada para conversar com o padre ou com outra autoridade.
Nesse contato, os noivos dirão quando vão pretendem casar-se no civil e se fazem questão que a data da cerimônia religiosa seja próxima.
O padre ou pessoa responsável explicará quando realizará o cursinho preparatório de casamento. Ele é obrigatório para todos e podem ocorrer até ensaios, nos quais os padrinhos precisam comparecer.
É importante que os noivos procurem a secretaria da igreja sempre com duas testemunhas (não importando quem seja), lembrando que é nesse dia que se trata também das taxas.
Requisitos do casamento na igreja católica
Não é obrigatório que os dois sejam católicos: as paróquias também realizam o que é chamado de casamento misto.
No geral, é preciso:
- Já ter ocorrido a cerimônia no civil: a celebração do casamento na igreja só pode ser feita depois de haver a certidão feita no cartório;
- Para quem é católico, é obrigatório estar batizado: se a pessoa ainda não se batizou, ela será instruída pelo padre sobre como passar por esse sacramento;
- Pessoas que são divorciadas não podem se casar na igreja católica;
- Já pessoas viúvas ou que tiveram o seu casamento anulado pela própria igreja têm autorização.