Quais são os requisitos para casamento em igreja católica

Veja tudo o que é necessário para fazer casamento em igreja católica e saiba como se preparar para realizar a cerimônia perfeita

Além de ser muito bonito, o casamento na igreja católica também pode ser bastante burocrático, com exigências extras para as pessoas que são dessa religião.

O preparatório antes da cerimônia inclui um cursinho e há determinados perfis de noivos que não podem ter a sua união celebrada.

Saiba aqui quais são os requisitos para casar na igreja católica, seja você dessa religião ou não.

Entenda ainda como agendar um casamento na paróquia desejada e quanto custa.


Como é o procedimento do casamento na igreja católica?

Tratando do procedimento básico, é necessário procurar a secretaria da igreja desejada para conversar com o padre ou com outra autoridade.

Nesse contato, os noivos dirão quando vão pretendem casar-se no civil e se fazem questão que a data da cerimônia religiosa seja próxima.

O padre ou pessoa responsável explicará quando realizará o cursinho preparatório de casamento. Ele é obrigatório para todos e podem ocorrer até ensaios, nos quais os padrinhos precisam comparecer.

É importante que os noivos procurem a secretaria da igreja sempre com duas testemunhas (não importando quem seja), lembrando que é nesse dia que se trata também das taxas.

Quais são os requisitos para casamento em igreja católica


Requisitos do casamento na igreja católica

Não é obrigatório que os dois sejam católicos: as paróquias também realizam o que é chamado de casamento misto.

No geral, é preciso:

  • Já ter ocorrido a cerimônia no civil: a celebração do casamento na igreja só pode ser feita depois de haver a certidão feita no cartório;
  • Para quem é católico, é obrigatório estar batizado: se a pessoa ainda não se batizou, ela será instruída pelo padre sobre como passar por esse sacramento;
  • Pessoas que são divorciadas não podem se casar na igreja católica;
  • Já pessoas viúvas ou que tiveram o seu casamento anulado pela própria igreja têm autorização.
Clique aqui para ler o artigo completo

Como funciona o casamento católico

Quer entender como funciona o casamento católico? Neste post nós explicamos todos os detalhes, da documentação à cerimônia

Apesar de existirem muitos tipos de cerimônia de casamento, ainda existe a predominância da cerimônia católica.

Entretanto, isso não quer dizer que todo mundo sabe como ela funciona: muitos noivos ficam perdidos quando começam os procedimentos para marcar o seu casamento na igreja.

Por isso, saiba aqui como funciona o casamento católico, desde os documentos para marcar a cerimônia até como é o andamento dela.

Mesmo que as paróquias tenham as suas particularidades, a maioria utilizará os procedimentos apresentados aqui.


Documentos para o casamento católico

Quem deseja marcar o seu casamento em uma igreja católica precisa cuidar de alguns documentos, sem se esquecer de que é obrigatório realizar o casamento no civil antes. Deve-se levar à paróquia:

  • Certidão de batismo da noiva e do noivo;
  • Protocolo de processo civil;
  • Xerox da carteira de identidade da noiva e do noivo;
  • Certidão de óbito, na eventualidade de uma das partes ser viúva;
  • Pagamento da taxa.

Valem algumas explicações a respeito dos documentos acima. Primeiro, a certidão de batismo: no caso de um dos noivos não ter sido batizado, é possível providenciar isso antes do casamento.

Porém, será preciso contatar o padre responsável pela paróquia para instruções e para agendar o sacramento.

No caso do protocolo de processo civil: não é obrigatório que a pessoa já tenha casado no civil antes de agendar a cerimônia religiosa. Basta que ela apresente à paróquia o comprovante de que o casamento civil está agendado.… Clique aqui para ler o artigo completo